quinta-feira, 15 de abril de 2010

HISTÓRICO DA ESCOLA

HISTÓRICO

A escola de Ensino Básico Fundamental João Idálio Teixeira, mantida pela Prefeitura Municipal de Itapipoca, teve sua fundação no ano de 1998. Suas atividades educacionais iniciais funcionavam no Prédio da antiga Escolinha Castelo da Imperatriz, situada na Rua Dom Aureliano Matos- S/N- Centro. No início a EEB João Idálio Teixeira, contava com o quadro de funcionários distribuídos da seguinte forma: 16 professores, 03 Agentes Administrativos e 01 Secretária Escolar, dirigidos pelo Professor, Carlos Roberto Sousa. A Escola funcionava nos turnos diurnos e noturnos, executando os cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª e 2ª séries, além de uma turma de Aceleração. Recebeu esse nome em homenagem a João Idálio Teixeira In Memorian, terceiro Prefeito Constitucional de Itapipoca-( 1955 a 1959 ),João Idálio Teixeira, era irmão do Deputado Federal e Líder Político do município de Itapipoca, Dr. Perilo Teixeira, que muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa terra, daí o reconhecimento se deu através dessa reconhecida homenagem. O ato de sua fundação coube as ações governamentais Municipais e Estaduais, sendo executivos: Tasso Ribeiro Jereyssate, em âmbito Estadual e Dr. Sávio Teixeira Sampaio, no âmbito Municipal. No dia 31 de agosto de 1999, por ocasião do aniversário de Itapipoca, o Prefeito em exercício, Dr. Sávio Teixeira Sampaio, presenteou a comunidade do Bairro das Flores, com a Sede Própria, o que propiciou um grande passo para nossa educação e ainda um grande avanço para o referido Bairro. Esta escola foi construída através de projetos e foi projetada pelo engenheiro, Raimundo Lauro Teixeira. A estrutura Física foi contemplada com 06 salas de aulas de tamanhos padronizados e ventiladas; 01 diretoria, 01 sala de professores, 01 depósito de merenda escolar, 01 cantina, 01 cozinha, 02 banheiros masculino e feminino, 01 banheiro para funcionários, A referida Escola foi construída numa área de 3861 m no sentido leste, oeste, no bairro das flores; sendo 58,50 m de frente e 66m de fundo. Anteriormente funcionava entrosada com a Escola de Ensino Básico Dr. Geraldo Gomes de Azevedo.

Em 2001 foi adotado pela Secretaria de Educação do Município de Itapipoca, o Sistema de Nucleação, pois a demanda de alunos era superior a oferta das Escolas. São nucleadas a Escola Pólo João Idálio Teixeira, as seguintes escolas:

E.E.B Sebastião Malaquias dos Santos, localidade Tabocal – Barrento e anexa a esta escola E.E.B Francisco Lucio do Nascimento – Tibaúba – Barrento; Salão Comunitário Santa Terezinha – Jenipapo – Barrento. E.E.B João Pires Chaves – Caldeirões – Sede Rural e E.E.B. Luiza Cordeiro Alves – Arrodiador – Sede Rural

A Escola foi criada com o objetivo de suprir as necessidades de acesso educacional proporcionado pelo fluxo migratório de famílias pobres, provenientes, tanto do interior, como de bairros periféricos da cidade, em busca de melhores condições de vida.

Após onze anos de plena atividades educacionais, a Escola João Idálio Teixeira, desenvolveu muito em todos os aspectos, tendo oferecido, ao longo desses anos, uma contribuição significativa para a Educação de Itapipoca.

Atualmente a Escola conta com 01 Diretor Geral, 02 Coordenadoras Pedagógicas, 01 Secretário Escolar, 14 Auxiliares de Serviços Gerais, 01 Agente Administrativo, 44 Docentes, 02 Vigia, 02 Porteiro, 01 Auxiliar de Secretaria. 02 Auxiliar de Bibliotecária, 1.399 Alunos, distribuídos nos dois turnos, manhã e tarde, 54 turmas divididas nos Níveis de Ensino: Educação Infantil: creche, pré I e II e Ensino Fundamental I de 1ª ao 5º ano.

Vale salientar que graças aos esforços e compromisso do atual Prefeito Municipal de Itapipoca, Dr. João Ribeiro Barroso, e do Secretário de Educação, Dr. Geraldo Gomes de Azevedo Filho, a Escola foi contemplada com mais 15 salas, totalizando assim, 20 salas, beneficiando cada vez mais a comunidade carente de Itapipoca.

Para Diretora, a Professora Maria Rogélia de Sousa Barroso (Aprovada no concurso único para gestores estado e município de 2002 exercendo esta função até os dias atuais ), a Escola de educação Básica João Idálio Teixeira, é considerada para o bairro onde está inserida ( bairro das Flores), um grande presente de DEUS, por atender a clientela menos favorecida da cidade.

A sua realidade educacional não se distancia da realidade existente em todas as Escolas Públicas Brasileiras. Assim como as demais Escolas Públicas Brasileiras, enfrenta algumas dificuldades que a impede de desenvolver com mais eficiência o seu trabalho pedagógico, sua ação educativa e sua função social, cumprindo realmente seu papel, o de formar homens livres, conscientes e cidadãos, construtores de sua própria identidade, de sua própria história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário